O BANHO DO NALGA E NÃO SÓ


O Núcleo dos Amigos das Lapas Grutas e Algares levou a cabo mais uma actividade conjunta, desta vez com os já habituais companheiros da AES – Associação de Espeleólogos de Sintra e agora também com a participação do Núcleo de Espeleologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro – NEUA.

O nosso alvo voltou a ser a cavidade, no Maciço Calcário Estremenho, onde ao longo do Verão temos vindo a desenvolver uma série de actividades.

Desta feita dedicámos essencialmente à medição do nível de água no poço na zona terminal de uma das galerias e topografia.

seccao_final.jpg
Secção tipo da galeria onde se realizaram os trabalhos, note-se as vagas de erosão indicativas do sentido de circulação da água. De referir ainda o controlo estrutural (através de uma fractura) da galeria.

robalo_topografia.jpg

alvaro_topografia.jpg
Trabalhos de Topografia

nascente_entre_argila.jpg

buraco_que_sai_agua.jpg
Dois pormenores hidrogeológicos. “Exurgências” no interior de uma galeria.

base-do-resalto.jpg
Rui Andrade-NEUA

paulo-rodrigues.jpg
Paulo Rodrigues-NALGA “Ainda bem que vesti o PVC”

poco_final.jpg

rui_neua.jpg
Zona dos poços

A equipa espeleo:
equipa_29_09_2007.jpg 29/10/2007

 Da esquerda para a direita e de cima para baixo: Paulo Rodrigues (NALGA), Rui Andrade (NEUA), Álvaro Jalles (AES), Mário Matos (AES) e Pedro Robalo (AES/NALGA).

Á saída da cavidade a equipa ainda teve direito a um banho de imersão, para ajudar a limpar o fato macaco e praticar os dotes de natação  espeleológica.

~ por Paulo Rodrigues em 9 / 10 / 2007.

Deixe um comentário