Campanha da gruta do Mindinho-2012


Caros amigos

A campanha da gruta do Mindinho de 2012 foi, por motivos de autorização de exploração concedidas pelo ICNF, dividida em duas partes.
O primeiro período, concedido  ao  grupo de trabalho foi:

  • Mês de junho: dias 2, 3, 9, 10, 16, 17, 23, 24 e 30;
  • Mês de julho: dias 1, 7 e 8.

Durante este período foi realizada a equipagem da gruta, topografia,  instalação de tubagem e cabo elétrico e o bombeamento até ao sifão S6, onde a exploração havia terminado no ano de 2011.

De seguida uma associação externa a este grupo de trabalho, teve o seu período de exploração da gruta, ressalvando nós que após o término deste período encontramos a gruta exatamente com os mesmos sifões abertos que haviamos deixado. Ressalva-se o fato do equipamento deixado na gruta ter ficado em bom estado de conservação.

A segunda parte da exploração foi  realizada no segundo período, concedido a este grupo. A saber:

• Mês de Setembro: dias 8, 9, 15, 16, 22, 23, 29, 30

Os trabalhos realizados foram os seguintes:    Bombeamento do sifão S6A (sifão do ressalto) ,bombeamento do sifão S7 (sifão baixo) ,  topografia.   Os sifões S6A (sifão do ressalto) e S7 (sifão baixo) foram abertos com uma combinação de bombeamentos com bombas submersíveis, bombeamento por gravidade e espeleomergulho.

Os sifões atravessados nesta campanha, com exceção do S6A por impossibilidade técnica, foram deixados equipados com tubagem que permite a sua abertura por bombeamento gravítico.

A Campanha do Mindinho de 2012 terminou com mais 90m de gruta topografados. Grande parte deste trabalho foi conseguido já na segunda fase da campanha. Infelizmente as ultimas chuvas vieram fazer encerrar a campanha por motivos de segurança e económicos. Ficamos assim a pensar que no próximo ano ,com mais tempo e apoio de todos,  conseguir voltar ás zonas visitadas nos anos oitenta e tentar continuar a ponta de exploração.

Os trabalhos foram realizados graças aos esforços de cerca de 20 espeleólogos das Associações: AES, ARCM, GEM, NEALC e NEUA.

Um enorme agradecimento a toda a equipe, amigos e associações envolvidas. Deixamos aqui disponível a ultima versão da topografia de 2012.  Já começamos a trabalhar para o próximo ano e contamos com todos. Bem hajam.

Topografia de 2012

Implantação sobre fotografia aérea.

Advertisements

~ por Membro suspenso em 4 / 10 / 2012.

Uma resposta to “Campanha da gruta do Mindinho-2012”

  1. Velhos do Restelo, é assim que se faz Espeleologia!
    Excelente trabalho e parabéns a todos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: