Algar 14 – O início da saga da BR


Localização na carta militar

O trabalho de topografia desta cavidade foi o início dos trabalhos desta Brigada do Reumático (vulgarmente tratada por BR), que se auto-intitulou assim devido ao facto de já não conseguir participar em actividades espeleólogas mais que uma vez por mês. É que a idade e os compromissos da vida não o permitem mais, nós crescemos e connosco as nossas responsabilidades na vida e nem sempre dá para continuarmos a fazer o que mais gostamos. Mas quando o amor por estas coisas é grande, nada como definir objectivos e corremos atrás deles. Só assim é que as coisas se fazem e aparecem … Assim definimos o objectivo de uma gruta por mês.

No dia, 21 do mês de Janeiro de 2011, para desenferrujar os conhecimentos topográficos foi decidido pela BR avançar com a topografia de uma cavidade, e assim juntamente com outros amigos espeleólogos lá enfrentamos o frio de um dia bem molhado e gelado de Janeiro para procurarmos no campo um algar mencionado numa exploração de um grupo francês e assim demos início ao nosso objectivo de sairmos pelo menos uma vez por mês. Este foi o resultado da nossa 1ª saída..

Topografia do Algar 14

Este trabalho consistiu na execução da topografia de um Algar no Planalto de Sto. António.  A gruta conhecida como Algar 14 foi descoberta por um grupo francês e fica perto do Algar do Chou Jorge. As coordenadas em Datum ED50 são: 29S 0517253 / 4372388

A exploração e topografia foram realizadas a 21 Janeiro de 2011 por José Ribeiro (Zé Chouriço), Paulo Camelo, Pedro Frade, Rute Frade, Dário Batista e Sandra Lopes do CEAE. Participaram também Patrícia, Tânia Borges, Pedro Costa, André Reis, Hélio Frade, Sérgio Orantos e Filipe Neves, a bater o terreno em redor.

Após um poço um pouco sinuoso, no fundo encontramos uma sala de grandes dimensões. Nesta sala encontramos 2 pontos que têm corrente de ar o que poderá indiciar uma possível continuação ainda por descobrir nesta cavidade.

Croqui de Montagem do Algar 14

O objectivo da BR persiste e tem contribuído muito, não só para o crescimento das  pessoas da BR mas também um pouco para todos à nossa volta. É também com o intuito de contribuir para o crescimento e conhecimento que se decidiu publicar no NALGA o resultado do 1º trabalho da BR.

“Foi um dia de muito frio mas como sempre com muito boa disposição e no final partimos enregelados mas bem quentinhos por dentro pelas aventuras que vivemos.”

Anúncios

~ por Membro Ferrugento em 2 / 11 / 2012.

2 Respostas to “Algar 14 – O início da saga da BR”

  1. Parabéns ao Membro Ferrugento pela sua estreia no nosso blogue. Força e muitos mais…

  2. Como eu vos percebo. Tenho tudo para pertencer ao BR 🙂 quando precisarem de ajuda … existe aqui mais um para a brigada .

    abraço

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: