Para Além do Parque – Os pequenos (Algares) também contam


A sombra é, maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz.

5ª Saída

21/22/23 Fevereiro 2014                               Freguesia N. S. Fátima, Ourém

Prospeção, desobstrução, exploração e topografia de algares nesta zona.

Elementos presentes: Pedro Frade, André Reis, Adriano e José Ribeiro.

Dia 21

Encontramo-nos como combinado, Sexta 21, em Fátima para jantarmos e seguir para a zona do 1º algar do fim-de-semana, onde já nos esperava o nosso amigo, Sr. Humberto.

Feitas as apresentações, equipamo-nos e começamos com a desobstrução da entrada do algar Barreiro do Galvão.

Inicio da desobstrução do A. Barreiro Galvão

Inicio da desobstrução do A. Barreiro Galvão

Estava bastante frio mas a medida que a entrada do algar ia abrindo o ânimo crescia. O buraco estava mais largo Mas ainda não se conseguia passar.Com o castelo de Ourém ao fundo e uma pinga de vinho do Porto que o Sr. Humberto nos trouxe, decidimos parar pois já era tarde.

Dia 22

Como combinado estávamos no Solero as 9h, e sem muitas demoras seguimos para o algar, passando antes no local onde o Sr. Humberto nos tinha conseguido um gerador, que tanto jeito nos deu. Seguimos para o algar e por volta das 11h, com a amarração feita ao jipe, conseguimos finalmente descer o aperto que nos dava acesso ao interior do algar.

O algar Barreiro Galvão desce cerca de 17m, nunca alargando muito e no seu final tem uma pequena fresta que liga a um pequeno oco, mas não passa disso como já suspeitávamos, por não existir circulação de ar. Efetuou-se a topografia.

Seguimos com a ajuda do Sr. Humberto que nos levou a zona dos terrenos “Oliveirinha”, onde identificamos mais 2 algares, topografamos o Oliveirinhas I e exploramos Oliveirinhas II, dissidindo continuar a desobstrução neste algar no dia seguinte, pois o Sr. Humberto com um seu familiar tinha mais algares para nos indicar.

Entrada Oliveirinhas I

Entrada Oliveirinhas I

Estávamos agora nos terrenos dos Carrascais, por essa razão demos o nome de carrascais aos algares ai identificados.

O carrascais I, foi explorado, fazendo uma amarração provisoria a dois eucaliptos ali encostados ao algar. O 1º poço desce cerca de 15m, nunca mudando de configuração. Na sua base em uma das paredes abre uma pequena janela que dá acesso a outro poço com + ou – a mesma profundidade do 1º, mas sendo em diáclase e tendo as paredes bem marcadas pelo desgaste da água. No seu final afunila não sendo identificada possibilidade de continuação.

Final do Carrascais I

Final do Carrascais I

 

Não perdemos tempo e mesmo ali ao lado existe uma grande cratera mas que não passa disso mesmo desce 3 m, e tudo fechado. Fomos agora em direção do Carrascais II, identificamos o algar, registamos e dissidimos parar por ali a exploração do dia, pois já se fazia tarde.

A noite era de convívio, confraternizamos no Restaurante “A Taverna” em Ourém, onde comemos o coelhinho do costume. Estivemos com a malta do G.E.M. e outras equipes que estiveram no campo.

Dia 23

Encontramo-nos no Solero as 9h com malta que foi para outras aventuras, nós seguimos para o Oliveirinhas II, após abraços e beijinhos lá fomos nós. Passamos primeiro no Algar da batata, agora tapado com uma placa de cimento, este vai dar que falar, hihihihihi.

Entrada do A. da Batata em 2010

Entrada do A. da Batata em 2010

Entrada em 2014

Entrada do A. da Batata  em 2014

Chegados ao Oliveirinhas II, equipados começamos o trabalho, enquanto na pequena sala após a entrada o buraco foi sendo aberto, a topografia foi avançando.

Entrada A. Oliveirinhas II

Entrada A. Oliveirinhas II

AS 12h já se consegui-o descer o poço que na sua base existe uma janela com um oco por onde passa uma ligeira corrente de ar. Não tínhamos o equipamento necessário para esta nova tarefa, decidimos sair e almoçar.

Como combinado ficamos por ali, pois tínhamos que regressar para nossas casas.

Foi duro, intenso e divertido e para a próxima há mais….

barreiro g

Page_1

Para Partilhar em PDF.

Algar barreiro Galvão

Algar Oliveirinhas I

Abraço e até a próxima…..

 

 

 

Anúncios

~ por josechourico em 6 / 08 / 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: