Para Além do Parque – Passeio da Bezelga


A sombra é, maior que a luz sempre que rejeitares o que te seduz.

4ª Saída

19 Janeiro 2014                                             Ribeira da Bezelga, Fungalvaz, Rexaldia.

 

Ribeira da Bezelga: Prospeção, marcação de pontos relevantes e recolha de imagens.

Fungalvaz: Recolha de dados junto a conterrâneos, verificação dos níveis pluviais das nascentes, respetiva recolha de pontos e imagens.

Rexaldia: Verificação dos níveis pluviais da nascente, prospeção na zona, recolha de pontos e imagens.

Elementos presentes: André Reis, Felipe Neves, Hélio Frade, José Ribeiro.

Aspecto de uma zona da ribeira.

Aspecto de uma zona da ribeira.

As 10h estávamos todos juntos em Vilar dos Prazeres e seguimos sem demoras para a ribeira no “tractojeep” do André, aquilo é que foi, ficou o pequeno-almoço todo arrumadinho, hhiihihihihi.

Chegados ao local pretendido, começamos a descida ao canhão da ribeira, ao mesmo tempo que se recolhia dados.

Já na ribeira, seguimos por um caminho criado por dois conterrâneos (Pai, filho), que belo trabalho que jeito que dá! Bom estávamos deslumbrados com tão rica paisagem. Decidimos abandonar o caminho e avançar pelo denso matagal até um vale que vem da zona de Alburitel.

Existe de facto bastante lapias, mas apenas encontramos pequenas tocas e não mais do que isso. Estávamos agora na primeira curva do canhão e tivemos que fazer por duas vezes a travessia da ribeira, com o objetivo de chegarmos a um conjunto de estratos onde se encontram varias pequenas lapas, tendo uma delas, a lapa do lobo um desenvolvimento de cerca de 10m, sempre no mesmo sentido e nunca tem mais de 1,5m de diâmetro. Seguimos, aquilo é que foi, forte corrente, tudo muito escorregadio, mas felizmente tínhamos o especialista em rios, uuuuff!

Nas calmas, hhiihihi

Nas calmas, hhiihihi

Após recolha de dados seguimos em frente e deparamos logo de seguida com uma paisagem ainda mais espetacular! O canhão torna-se mais alto após a curva, as suas paredes mais ingremes, com estratos bem definidos e visíveis. No lado N. do canhão existem varias lapas, sendo a maior, a lapa do rei. Olhem tem uma bela vista e aproveitamos para comer qualquer coisita, o farnel foi fraco mas a vista despertou a vontade de atravessar novamente a ribeira para explorar o lado S.

A louca travessia, já para não falar do denso matagal que tivemos que atravessar, mas estas coisas são mesmo assim quem desmata e se molha por gosto nunca sente os picos no corpo nem há frio que o demova!!!!

Em Fungalvaz conhecemos rapaziada que nos indicaram umas nascentes e alguns sítios porreiros para belas tardes de lazer.

Ribeira em fungalvaz, poço branco é uma nascente

Ribeira em fungalvaz, poço branco é uma nascente

Após alguma conversa e partilha de contactos, fomos até as nascentes da Rexaldia.

Zona de fato muito interessante, que bela imagem da escarpa do arrife que se estende para o bordo da serra de aire, que belo local onde identificamos uma lapa, uma gruta e as nascentes claro. Após a recolha dos dados, seguimos para o jeep, o frio das 18h já se fazia.

Paramos ainda na casa do Hélio, onde mais uma vez fomos tão bem recebidos, bebemos um chá bem quentinho com umas entremeadas e a bela da azeitona a acompanhar, AQUILO É QUE FOI….

Seguimos para nossas casas não muito cansados mas muito realizados, estivemos de fato em locais de grande beleza, que bela caminhada é a da ribeira tão cheia de vida com aquela força de água sempre acompanhada pelo cantar da passarada.

Mas mais importante foi o que fizemos, criando as bases para o que faremos a seguir neste bocado de terra para além do parque……

 

Amigos segue em PDF documentos para auxilio em topografia, focando o uso dos novos utensílios, Distox e P.D.A.

Dicas para utilização do distox e AI

Exemplos Topo UIS (1)

dimensões do papel

dimensões do papel

Abraço e até a próxima…..

Anúncios

~ por josechourico em 3 / 08 / 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: