A espreitadela ao algar museu


Ao iniciar a campanha do Mindinho de 2011, havia grandes tempos mortos, enquanto se aguardava que os sifões abrissem, por bombeamento gravítico. Foi, salvo erro, quando se aguardava que o 1º sifão abrisse, que uma equipa de dois espeleólogos, Orlando Elias (então NEAlC, hoje NEL) e Paulo Rodrigues (então AES, hoje GEM/NALGA) foram espreitar um buraco, situado junto a Mira de Aire, no lado Oeste da estrada que sobe para Vale Barreiras.

A cavidade revelou ser mais um dos pequenos algares que felizmente abundam no MCE, sendo composto por um poço de entrada com cerca de 8m de fundura, a que se segue uma galeria com cerca de 20m de extensão. A galeria apresenta-se parcialmente preenchida por blocos provenientes de abatimentos do tecto. A gruta apresentava muitos sinais de já ter sido anteriormente explorada.

A gruta apresenta cerca de 21 m de desenvolvimento planimétrico, 13m de profundidade e 33m de desenvolvimento.

À saída da gruta cruzamo-nos com um grupo de simpáticos sócios de uma outra associação, a Sociedade Portuguesa de Espeleologia, que nos informaram do nome original da cavidade.

Topografia do algar museu

Topografia do algar museu

Geologia

O poço de entrada tem controlo estrutural por uma fractura de atitude aproximada N20W/Vert, enquanto a galeria tem controlo estrutural por duas fracturas de atitude aproximada N-S/Vert e N40E/Vert. A gruta desenvolve-se segundo a Folha 27-A da Carta Geológica de Portugal à escala 1/50000 na formação de calcários Mícriticos da Serra de Aire. A génese da gruta é desconhecida, apesar da galeria poder ser parte de um pequeno colector, de uma rede de circulação entretanto abandonada pela circulação de água, quando o nível de base baixou.

Advertisements

~ por paulor2005 em 7 / 02 / 2014.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: