Contenda 2013


Este ano realizou-se mais uma campanha de exploração na gruta da Contenda. Os trabalhos incidiram na realização de mergulhos na galeria do Rio e na topografia de uma galeria lateral da galeria do Rio, descoberta há dois anos.

António Mendes a preparar-se para o mergulho

António Mendes em preparação para a imersão

DSCF1088a

Outra fase da preparação

DSCF1053a

Apesar da dureza ainda havia momentos de boa disposição

Depois de um interregno de um ano, o colectivo de espeleólogos que desde 2007 trabalha activamente nesta gruta voltou à carga. Desta vez com o apoio institucional das seguintes associações (por ordem alfabética):ARCM, GEM, NEL e NEUA e com o trabalho de um vasto número de espeleólogos de diferentes associações, foi possível atingir os objectivos pretendidos.

Uma das nascentes da galeria do rio

Uma das nascentes da galeria do rio

As actividades tiveram início a 10 de Agosto, com a verificação dos níveis de água na zona terminal da gruta. Dia 24 do mesmo mês foram colocadas na galeria do Rio, quatro garrafas de mergulho, juntamente com outro material de apoio. Dia 31 foram realizados os mergulhos e retirado parte do material, os trabalhos ficaram concluídos dia 7 de Setembro com a retirada das garrafas de mergulho e topografia da galeria lateral.

As imersões na galeria do Rio foram realizados por António Mendes do NEUA. O primeiro mergulho pretendia colocar fio de ariadne no ramo Oeste da galeria, mas as condições de má visibilidade impossibilitaram a realização dessa tarefa. O segundo mergulho foi realizado no ramo Este da galeria, com melhores condições de visibilidade, dado que corrente do rio aparentava ser no sentido Este-Oeste, o que permitiu instalar cerca de 65m de fio de ariadne, 15 em zona desconhecida. Os outros 50m da galeria haviam já sido mergulhados em 2012 pelo mesmo mergulhador, sem deixar fio de ariadne.

Imagem 053a

Parte da equipa de dia 24 (uns mais limpos do que os outros)

A topografia da galeria lateral, dificultada pela presença abundante de argila, revelou uma galeria com cerca de 20m de comprimento, bastante inclinada, e que termina em duas chaminés (uma delas penetrável por um espeleólogo de pequenas dimensões corporais), que se situam por baixo da base da zona dos poços da gruta.

Fica aqui o filme do mergulho no ramo este da galeria do Rio, filmado por António Mendes.

António Mendes a preparar-se para o mergulho 

A campanha deste ano fica marcada por uma excepcional dureza, as imersões obrigaram à colocação de quatro garrafas, cujo peso variava entre os 10 e 14Kg, na zona terminal da gruta, que se atingia após cerca de 3h de progressão tortuosa. Em alguns casos a carga por espeleólogo deve ter rondado os 20Kg. O próprio mergulho requereu largas horas de preparação de equipamento, o mergulhador carregado com dezenas de Kg e a ter de equipar, topografar, filmar e explorar a solo. A metodologia de realizar mergulhos de e sair no mesmo dia desta gruta parece estar a chegar ao limite do praticável e campanhas futuras de mergulho na galeria do rio, poderão ter de contemplar estadias mais prolongadas no interior da gruta.

Curto filme da logística do espeleomergulho

A topografia actualizada da gruta a cargo, como habitual de Pedro Robalo (GEM/NALGA), encontra-se em baixo.

contenda_topo-Layout2013

Os trabalhos de 2013 apenas foram possíveis devido à participação nos trabalhos de campo dos seguintes espeleólogos: António Mendes (NEUA), Bruno Pais (AESDA/AES) Carlos Gomes (o último SAGA seco), Telmo Miguel, Flávio Lucas (NEL), Frederico Tatá Regala, Sandra Lopes (GEM/LPN-CEAE), Marco Dias (NEL), Paulo Campos (ARCM)), Paulo Rodrigues (GEM/NALGA), Pedro Aguiar (ARCM), Denise Fialho (AES), Pedro Sabino Koch (GEM), Fátima Carvalho (AESDA), Rui Andrade (GPS/NEUA).

Parte da equipa de dia 31 que saiu às 2:00 da manha. O cansaço é evide

Parte da equipa de dia 31 que saiu às 2:00 da manha. O cansaço é evidente

DSCF1172a

A equipa de dia 7 (também conhecida como a equipa de resgate das garrafas)

Anúncios

~ por paulor2005 em 2 / 10 / 2013.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: