625 anos da Batalha de Aljubarrota



Encerram a 15 de Agosto, domingo, as comemorações dos 625 anos da batalha de Aljubarrota.
A Batalha de Aljubarrota decorreu no final da tarde de 14 de Agosto de 1385 entre tropas portuguesas com aliados ingleses, comandadas por D. João I de Portugal e o seu condestável D. Nuno Álvares Pereira, e o exército castelhano e seus aliados liderados por D. Juan I de Castela. A batalha deu-se no campo de São Jorge, nas imediações da vila de Aljubarrota, entre as localidades de Leiria e Alcobaça, no centro de Portugal.
Recorde-se que a Batalha de Aljubarrota representa uma das grandes batalhas da Idade Média entre dois exércitos régios e um dos acontecimentos mais decisivos da história de Portugal.
No campo militar permitiu demonstrar que homens de armas apeados eram capazes de vencer a poderosa cavalaria medieval. No campo diplomático, permitiu a aliança entre Portugal e a Inglaterra, que dura até ao dias de hoje. No campo político, resolveu a disputa que dividia o Reino de Portugal do Reino de Castela e Leão, permitindo a afirmação de Portugal como Reino Independente. Tornou ainda possível que se iniciasse umas das épocas mais grandiosas da história de Portugal: os Descobrimentos.
Origem: Wikipédia

Anúncios

~ por Membro suspenso em 15 / 08 / 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: