João Garcia no cume do Annapurna e na história do alpinismo mundial


Eram 13h30, hora nepalesa, quando João Garcia atingiu o cume do Annapurna. A chegada aos 8091m foi dificultada, ao fim da manhã, pela passagem, aos 7900m, de um estreito corredor de gelo. “Foi preciso escavar degraus, e a a progressão foi muito mais lenta nesta parte final da ascensão”.
As duas horas de dificuldades finais até atingir o cume foram assim resumidas na comunicação-rádio, feita desde o cume. “Estamos a tirar as fotos da praxe e vamos já para baixo, devagar, e com cuidado, porque esta descida é muito difícil!”

Com João Garcia chegaram ao cume da décima montanha mais alta do planeta, outros oito alpinistas, espanhóis e nepaleses, integrados na equipa de Edurne Pasabán, a espanhola que procura ser a primeira mulher totalista dos 14 cumes de 8000m.

A primeira parte da ascensão, iniciada às 4h da madrugada, foi feita de forma rápida até aos 7900m. Na primeira comunicação-rádio, às 8 da manhã, a voz de João Garcia não denotava qualquer cansaço e a preocupação era antes o helicóptero contratado para filmar a parte final da ascensão.
O aparelho, um B3 pilotado por um experiente piloto nepalês, e capaz de voar até aos 8000m, poisou no acampamento-base ao fim da manhã.

Devido às baixas pressões existentes nos vales do Santuário dos Annapurna, abaixo dos 4500m acampamento base, e às nuvens que se aproximavam rapidamente do cume, o aparelho acabou por levantar voo antes do meio-dia, e captar as imagens do grupo luso-espanhol-nepalês na parte final da ascensão, antes de atingir o cume.

As imagens serão transmitidas em exclusivo, em Portugal, pela SIC.

Vista telescópica do cume do Annapurna a partir do acampamento-base

Com a conquista do Annapurna, o alpinista português entra para a história do alpinismo nacional e mundial, e torna-se o décimo homem a conquistar, sem oxigénio artificial, as catorze montanhas mais altas do planeta.
Texto e fonte: Aurélio Faria Sic-online

Anúncios

~ por Membro suspenso em 17 / 04 / 2010.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: