As Crónicas da Contenda – A Irmandade do Sifão (Episódio II-Agosto 2009)


Galeria do sifão lateral foto:GEM

O mês de Agosto foi sem duvida o mais activo nesta saga espeleológica, praticamente todo o mês foi ocupado com grande actividade subterrânea. Diga-se de passagem que também muito aprendemos sobre o regime de recargas dos sifões, e uma coisa ficou muito clara, a gruta da Contenda é uma cavidade perigosa e não se podem correr riscos com a meteorologia, basta uma pequena chuva e o segundo sifão fecha facilmente.

A  primeira actividade do mês foi antecedida, na véspera por uma chuva ligeira que no entanto bastou para fechar quase totalmente o 2ºsifão (a contar da entrada) e que comprometeu assim toda a actividade.  Ainda se passou o sifão, mas a recarga que se fazia sentir do outro lado, depressa iria fechar o sifão, como tal a actividade foi abortada e aproveitou-se para tirar umas fotos de alguns aspectos da gruta, na zona que não corria o risco de inundar.A equipa era constituída por elementos da AES,ARCM,GEM e NALGA

2º sifão Foto:GEM

A segunda actividade do mês começou do mesmo modo, no sábado o sifão estava fechado,  numa semana,  o sifão continuava ainda fechado, soubemos posteriormente que se tinha feito de novo sentir uma chuva ligeira, num dos dias da semana que antecedeu a actividade. Após mais uns banhos gelados fomo-nos dedicar a umas merecidas bejecas. 

Já no Domingo a maré virou, o sifão abriu e permitiu o acesso ao restante da gruta, a equipa  topografou e fez o reconhecimento geológico desde a cabeceira do poços até ao lago (o do banho obrigatório), foram momentos interessantes com estações topográficas que obrigavam a banhos até um pouco abaixo do queixo. Neste fim de semana participaram as seguintes irmandades: AES,AESDA,ARCM e NALGA

Aspecto da galeria antes do lago

Aspecto da galeria antes do lago Foto:GEM

Na terceira actividade do mês, finalmente o sifão estava logo aberto. A expedição foi constituída pelo colectivo: AES, ARCM, ECTV, NALGA e NEUA. Conseguiram-se realizar uma série de tarefas adiadas desde o inicio do mês. Uma das equipas conseguiu topografar o que ainda faltava fazer da galeria SPE 66 e da zona do poços, a outra equipa, depois de uns banhos gelados reequipou a zona terminal da SPE 66 e em particular o poço terminal (onde se havia de realizar o mergulho). Depois deste fim de semana, finalmente a gruta estava preparada para receber o momento mais aguardado por toda esta irmandade: o mergulho no poço terminal. Felizmente a previsão meteorológica era favorável e a tensão e ansiedade começava a crescer no meio de todos. Apesar da escalada ainda não estar concluída, com todos estes percalços, deixou de ser prioritária e ficou para segundo plano no entanto não deixaria de ter algumas surpresas que ficarão para o próximo episódio destas crónicas.

Advertisements

~ por Membro suspenso em 8 / 03 / 2010.

Uma resposta to “As Crónicas da Contenda – A Irmandade do Sifão (Episódio II-Agosto 2009)”

  1. g’anda irmandade!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: