Os carsos esquecidos – Grutas de Alapraia (Cascais)


Alapraia - Gruta IV

Alapraia - Gruta IV

O NALGA vem com este post inaugurar uma nova categoria nos seus artigos: “Os carsos esquecidos.” É nossa intenção trazer de novo á nossa memoria algumas grutas e carsos, que na nossa opinião mereciam mais alguma atenção, tanto por espeleólogos como por todos os interessados na sua preservação.
Se conhece alguma gruta que se enquadre neste contexto, não hesite em colaborar convosco. Envie foto e texto para o nosso e-mail.
Cartaz da CMC

Cartaz da CMC

Estivemos em Alapraia e seguimos as placas que indicavam as grutas, pouco depois rapidamente as localizamos e encontramos um enorme cartaz da C.M. de Cascais a anunciar um projecto de museu. Fomos procurar de que constava o projecto e encontramos um artigo do Diário de Noticias de 2004 que transcrevemos parte:
Gruta IV

Gruta IV


“PROJECTO- A intervenção nas grutas da Alapraia prevê um museu de sítio – onde serão retratadas as componentes etnográfica e arqueológica – a pedonização da zona e a unificação do Largo Afonso do Paço ao Largo Eugénio Jalhay. As duas estruturas do futuro museu serão edificadas onde agora se encontram duas habitações. Para além da recuperação e visualização do património pré-histórico, o núcleo museológico retratará a cultura saloia e a vivência do lugar desde a ocupação pré-histórica até à data das escavações arqueológicas.
Gruta I

Gruta I


O projecto pertence ao arquitecto João Mendes Ribeiro, que disse ao DN que, «ao entrar no edifício principal, os visitantes vão descobrindo as grutas por vários ângulos, através de um passadiço».

Segundo a previsão de Carlos Bessa, coordenador da obra, o projecto de execução estará concluído em meados de 2005 e a construção terá início em 2006. A abertura do museu ao público não ocorrerá antes de 2007. Os custos da estrutura – entre aquisição dos imóveis, projectos e obra – rondarão um milhão de euros e serão suportados pelas verbas da concessão do jogo.” in Diario de Noticias 30/11/2004

Em 2006 a CM de Cascais escreveu no seu site:

Alapraia-gruta II

Alapraia-gruta II


“Reabilitação das Grutas de Alapraia

2006-03-22
No âmbito do projecto de musealização, com vista à criação de um Centro Interpretativo das Grutas e do Casal das Grutas de Alapraia, prosseguem as obras de reabilitação deste importante núcleo arqueológico.

O plano de intervenção global envolve verbas na ordem de 1 milhão de euros e inclui a aquisição de imóveis, os trabalhos de reabilitação do Casal Saloio, arranjos exteriores bem como a aquisição de equipamento museológico.

Para uma melhor apresentação e compreensão das grutas e da correspondente área envolvente resolveu a Câmara Municipal de Cascais demolir as construções que estavam adjacentes às mesmas, sendo agora necessária a realização de sondagens arqueológicas para que se possa interpretar o espaço num contexto alargado.

As grutas artificiais de Alapraia serviram como necrópole na pré-história e estão classificadas como imóvel de interesse público.

Alapraia - gruta II

Alapraia - gruta II


Nos decénios de 30 e 40 do século XX decorreram importantes escavações arqueológicas no local que resultaram no achado de um importante espólio funerário, largamente conhecido no nosso País e na comunidade científica internacional.

Em 2007 terão início os trabalhos de reabilitação do Casal. Os arranjos exteriores deverão entrar em fase de obra no final de 2007 e o arranque da museografia dos espaços, no início de 2008.

A reabilitação deste importante património arqueológico e etnográfico não surge como uma medida isolada, resulta antes de uma estratégia delineada pela Câmara Municipal de Cascais, traduzida na recuperação e devolução aos munícipes das mais importantes peças do património edificado concelhio, através do desenvolvimento de diversos projectos de musealização.”

Em relação a 2004 existem alguns progressos, pois segundo apuramos as sondagens arqueológicas foram feitas tal como as demolições dos edifícios adjacentes, mas quanto ao resto já vamos em 2009 e não vimos o museu.

Advertisements

~ por Membro suspenso em 7 / 02 / 2009.

7 Respostas to “Os carsos esquecidos – Grutas de Alapraia (Cascais)”

  1. Sem dúvida é necessário um espaço para se poder perceber e, eventualmente, visitar toda a estrutura das grutas da Alapraia.
    Já tiraram de lá o lixo e protegeram o espaço mas urge valorizar este património.
    Já agora, sabem onde se consegue arranjar um mapa das grutas da Alapraia?

  2. Olá Edgar
    No próprio cartaz estão as topografias das cavidades, concerteza que alguém na CM de Cascais ligado ao acompanhamento arqueológico as deve ter. No entanto as cavidades são praticamente aquilo que está á vista, são muito pequenas e o seu interesse é essencialmente arqueológico, no entanto não deixam de ser grutas.
    Um abraço

  3. não percisas de mapa são muito pequenas , o unico interesse que elas tem sao os objectos la encontrados

  4. Permitam-me acrescentar que tanto os objectos lá encontrados como o sítio em si são de todo o interesse. Lembro que são grutas escavadas pelo homem (hipogeus) e a sua “arquitectura” justifica plenamente a musealização do espaço

  5. Bom dia,
    É um prazer ter “deparado”com o vosso blogue que inclui as “Grutas de Alapraia”. Estive lá ontem com o meu filho (7 anos)e visitámos a gruta nº4 pois a 3 não encontrámos e a 1 e 2 estão atulhadas com cascalho… A Gruta nº 4 é muito interessante pois foi escavado “um caminho” na rocha que dá acesso à gruta que no interior está infelizmente “um pouco” devassada. Espero que em breve (?) a sua recuperação seja feita para prazer de todos nós e gerações futuras. Obrigado.
    Fernando Machado

    • Bom dia, muito obrigado pela sua visita ao nosso blogue. Tentamos dar a conhecer ao público em geral as grutas e a espeleologia. Na minha opinião, não podemos proteger aquilo que não conhecemos.
      Pela equipa do NALGA
      MS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: