Algar dos Alecrineiros (Bocas Largas2) – As novas descobertas do GESB


Localização do algar (S.Bento-PNSAC)

Localização do algar (S.Bento-PNSAC)


«UMA TREMENDA MOLHA E UM ENGARRAFAMENTO DE VACAS EM MOITA DO AÇOR»

Como já sucedeu no ano passado, conseguimos organizar uma actividade mesmo em cima do Natal. Desta feita dia 20 de Dezembro 3 espeleólogos, sem medo do frio, resolveram fazer mais uma actividade no Algar dos Alecrineiros (Bocas largas 2). Os voluntários carregados de espírito natalício, berbequim, baterias, e da fantástica maceta lá foram para as profundezas. A actividade prometia ou pelo menos pesava
Os objectivos da actividade eram a realização de uma desobstrução, na zona terminal do poço Este da cavidade e a topografia de um poço, também na zona terminal do mesmo. A boca deste poço havia sido desobstruída e sumariamente reconhecido numa actividade anterior.

Poço de entrada (P8)

Poço de entrada (P8)

Ficaram assim confirmados os novos valores espeleométricos desta cavidade, passou de -71m de profundidade para -81m, o desenvolvimento total está nos 232m, havendo ainda um buraco soprador no fundo deste novo poço, que irá ficar para futuras núpcias (haja voluntários…). Proximamente vamos publicar neste blogue a topografia actualizada deste algar.

Apesar de não chover há mais de uma semana, pingava sem parar no interior da cavidade, o que, para quem tinha trazido um fato ligeiro, era garantia de uma sensação de frescura para o dia inteiro.

o membro molhado

o membro molhado

E lá se foi para o interior da cavidade.  A desobstrução foi rápida conseguindo-se aceder a uma nova zona mais alargada da fractura que controla o desenvolvimento naquela zona da gruta. Esta zona a que com muito  boa vontade talvez pudéssemos chamar “sala” não, tinha mais de 4m de extensão e não apresentava continuação aparente.

De seguida e sempre com a presença de uma humidade amigável, aproveitou-se para topografar a zona recém descoberta e o poço acima referido.

Sem mais nada para fazer, a equipa tratou de  se pôr a milhas, para um clima mais seco. Como brinde, ainda se teve a caminhada de 45 minutos até ao carro, sempre com a presença de um vento refrescante e uma ligeira falta de orientação de um dos membros molhados (hum… quem seria?). Sim, porque desta vez havia dois membros molhados e um mais ou menos seco.

Membro mais ou menos seco

Membro mais ou menos seco

Para completar o quadro, ainda tivemos direito a um engarrafamento de vacas, à saída de Moita do Açor. Foi por falta de atenção, é do conhecimento geral ,que o local da moda para a noite bovina é em Moita do Açor. A situação foi prontamente resolvida pelo membro ainda mais ou menos seco, que revelou talentos escondidos para a condução de gado.

A este membro que também nos levou até ao carro o meu muito, porém encharcado, obrigado.

A equipa foi composta por:

Alexis Varnier (aspirante a NALGA)

Rui Andrade (NEUA)

Paulo Rodrigues (NALGA/AES)

Como ninguém levou máquina fotográfica, vamos ter que usar umas fotos que tínhamos aqui guardadas.

De resto é tentar não apanhar mais molhas destas.

alecrineiros

Poço Oeste

Advertisements

~ por paulor2005 em 31 / 12 / 2008.

Uma resposta to “Algar dos Alecrineiros (Bocas Largas2) – As novas descobertas do GESB”

  1. Caros Nalguedos,

    Atribuo-vos o prémio Dardos, por reconhecer que acrescentam valor ao que se escreve na rede. Um dia destes vamos às grutas!

    «Com o Prémio Dardos reconhecem-se os valores que cada blogger, emprega ao transmitir valores culturais, éticos, literários, pessoais, etc. que, em suma, demonstram sua criatividade através do pensamento vivo que está e permanece intacto entre suas letras, entre suas palavras. Esses selos foram criados com a intenção de promover a confraternização entre os bloggers, uma forma de demonstrar carinho e reconhecimento por um trabalho que agregue valor à Web.
    Este prémio obedece a algumas regras:
    1) Exibir a imagem do selo;
    2) Linkar o blog pelo qual se recebeu a indicação;
    3) Escolher outros blogs a quem entregar o Prémio Dardos.»

    http;//aerograma.afonsoloureiro.net

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: