O NALGA fez anos – 3ª Expedição Grupo Espeleo S.Bento


S_Bento_22_11_2008No passado dia 18 de Novembro o NALGA fez dois anos de existência, e tal como foi gerado, voltamos a celebrar nas grutas. O NALGA e a AES organizaram uma nova expedição do GESB com o respectivo espeleo-jantar.
Estiveram presentes 6 associações: Associação dos Espeleólogos de Sintra-AES, Alto Relevo Clube de Montanhismo,Grupo Proteção Sicó-GPS, Núcleo de espeleologia de Alcobaça- NEALC, Núcleo de Espeleologia da Universidade de Aveiro-NEUA e Associação Cutural e Recreativa-Pedras Soltas-ACRPS. Num total de 23 participantes entre espeleólogos e amantes de grutas.
Foram alvo de trabalho espeleológico 5 cavidades da Serra de S.Bento e houve bons frutos:

Alecrineiros (Bocas largas2) – Acedeu-se finalmente a um novo poço já anteriormente prospectado (ver post-“Algar dos Alecrineiros-Resultado dos trabalhos”) com cerca de 12m, que aumentou a profundidade máxima da cavidade, neste mesmo poço poderá haver boas possibilidades de continuação apesar de muito trabalhosa, resta confirmar o valor estimado por topografia.
Noutra zona foi iniciada um outro alargamento. Este local havia sido prospectado anteriormente pelo amigo Capoa noutra anterior visita, vai dar acesso a outro poço, resta ver se continua? Mais uma sessão de trabalho de alargamento e estamos lá.

Alecrineiros (Sul) – Foi confirmado o Desnível total da cavidade e feita a planta parcial da mesma (falta ainda algumas zonas). Foi obtido um desnível de -221m, assumindo que podemos ter um grau de incerteza na ordem dos 1%, confirma-se a profundidade apresentada pela topografia da SSAC

Pena Traseira2 – Foi iniciado um alargamento de uma passagem na zona mais profunda do algar e estamos a uma sessão de trabalho para aceder a novo poço lateral, resta depois ver se este continua…?

Algar do Muro – Foi revisitado, topografado e fotografado, não foi encontrada nenhuma possibilidade de continuação.

Algar do Ar – Foi novamente visitado e efectuada uma desobstrução que confirmou que esta cavidade terminava sem possibilidade de continuação.

Digamos que para um dia de trabalho e festa, não podíamos querer melhor. O dia terminou com um festivo espeleo-jantar que se prolongou pela madrugada. Resta-nos agradecer a todos os participantes, e esperar voltar a velos brevemente para continuar os trabalhos iniciados por todo o grupo. Ficam algumas fotos da expedição.
Até breve
Membro suspenso

Anúncios

~ por Membro suspenso em 7 / 12 / 2008.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: