Contenda 2008


A campanha da gruta da Contenda deste ano teve o seu término e simultaneamente o seu ponto mais alto com o espeleomergulho realizado dia 14 de Setembro. Este mergulho foi o culminar do trabalho realizado este ano, muito do qual não foi ainda publicado neste blog devido à falta de tempo, tal foi a cadência de actividades realizadas com os parcos recursos de que dispomos. Aproveitamos para agora relatar as restantes actividades que este ano foram realizadas nesta cavidade.

O ano passado a Contenda havia já sido alvo de vários trabalhos de reexploração e topografia. Aproveitou-se ainda para iniciar a escalada de uma chaminé. A este propósito vejam-se os posts:

A A.E.S. e o N.A.L.G.A. voltam ao M.C.E. de 4 / 08 / 2007

Escalada subterrânea no M.C.E. de 20 / 08 / 2007

14 Horas Subterrâneas no M.C.E. de 12 / 09 / 2007

O BANHO DO NALGA E NÃO SÓ de 9 / 10 / 2007

Quanto a 2008, a campanha começou com uma falsa partida,  a 02/05/08 uma rápida saída de reconhecimento revelou que o nível da água na gruta era muito elevado impedindo qualquer progressão significativa. Participaram nesta rápida incursão a AES e o NALGA. Foi uma espreitadela que não deixou de dar informações úteis.

A actividade seguinte realizou-se já mais tardiamente com um maior grau de certeza do nível de água permitir o acesso às zonas mais profundas da gruta.  A actividade foi realizada durante o dia 18/08/07 e contou com a participação da AES,NEUA e claro o nosso blogue

Esta actividade serviu para familiarizar a equipa de mergulho com a gruta e iniciar o planeamento da logística necessária à operação de mergulho.

Aproveitou-se ainda a saída para reconhecer uma zona da gruta, que nenhum dos membros desta equipa havia visitado, e assim abrir mais uma frente de trabalho.

Ficam de seguida algumas fotos da saída.

Alguma alma caridosa viu o emu sumo?

Alguma alma caridosa viu o meu sumo?

O espeleomergulhador a seco

O autor das fotografias

O autor das fotografias

Que bem que se está na Contenda!

Que bem que se está na Contenda!

A equipa

A actividade seguinte nesta gruta consistiu na continuação da escalada de uma chaminé, iniciada no ano passado. Participaram a AES e Alto Relevo (ARCM)

A actividade foi realizada no dia 09/08/08

Esta equipa consegui acrescentar mais uns metros à escalada da chaminé, deixando-nos um pouco mais perto de cumprir o objectivo desta tarefa.

De seguida passou-se a jogar um jogo de nervos, o ano tinha sido chuvoso e a zona terminal da galeria SPE 66 ainda não abrira, o número de saídas que conseguíamos realizar para verificação do nível da água era pequeno, a logística do mergulho morosa de se organizar e temia-se que se perdesse a oportunidade de realizar o mergulho este ano.

Com alguma coincidência, a ajuda de angariadores de espeleólogos e a boa vontade e espírito de entreajuda dos que não se negaram a mais uma tarefa complicada conseguiu-se arranjar, em tempo recorde, uma equipa para uma actividade no dia 30/08/08. Desta feita a equipa era composta pela AES e o NALGA

Já agora, esta actividade marcou o regresso do Jojó às grutas, depois de uma paragem prolongada, e que belo regresso foi.

A equipa progrediu com um excelente ritmo e rapidamente alcançou a zona dos poços da Contenda, o rugir da água que se fazia ouvir na cabeceira do poço final,  anunciava já  que o nível da água havia baixado o suficiente para se formar uma cascata na galeria do rio. Como estaria a água na zona terminal da galeria SPE 66?

A equipa continuou a sua  progressão ao longo da SPE 66, até atingir o poço terminal e  pode então constatar que o nível da água  permitia o espeleomergulho.  Aproveitou-se ainda para dar andamento a outros trabalhos em curso, após o que a equipa consegui ainda sair a umas horas bastante decentes desta cavidade (coisa rara diga-se em abono da verdade).

Ficam, em baixo, mais algumas fotos da Contenda.

Galeria SPE 66

Outro aspecto da galeria SPE 66

A actividade seguinte consistiu na continuação das escalada da chaminé, tendo já sido objecto do post:

Parabolt saltitante de 18 / 09 / 2008.

A última actividade deste ano na Contenda foi o espeleomergulho já antes referido e que se pode encontrar descrito no post:

Duas costelas e um mergulho de 19 / 09 / 2008

Vimos por este meio agradecer a todos os participantes nesta actividade e que com o seu esforço permitiram levar o mergulho a bom porto. Já agora e só por curiosidade houve participantes que chegaram a carregar mais de 15Kg durante todo o tortuoso percurso. Foi uma fantástica experiência não só por ser conseguido realizar o objectivo do mergulho, mas sobretudo por se ter conseguido que um número ainda significativo de espeleólogos de tantas e diferentes associações trabalhassem em conjunto.

Os carregadores de serviço foram os seguintes :

AES, CEAE, GIET, NALGA, NEUA

Aproveitamos para deixar em baixo mais algumas fotos desta actividade.

A boa disposição reinante
A equipa, bem, não toda, houve alguém que teve uma atraso elegante. De notar o equiapmento a ter que transportar para o fundo da cavidade.

A equipa, bem, não toda, o 007 obviamente não pode estar em fotos destas. De notar o equipamento a ter que transportar para o fundo da cavidade. Os tubos são as garrafas já preparadas para transporte.

Os preparativos finais para o espeleomergulho

Os preparativos finais para o espeleomergulho

Aproveitamos a oportunidade para agradecer a todos os que durante estes dois anos participaram nas actividades e aqueles que não participando nos deram todo o apoio logístico e institucional que solicitamos.

Esperamos em breve, fazer um novo post, sobre a Contenda, agora já com a apresentação de mais resultados destes dois anos de trabalho nesta cavidade.

De salientar ainda o espírito multiassociadas que marcou toda esta campanha.

Lista dos participantes na Campanha da Contenda 2007/2008:

Alváro Jalles (AES)
Ana Marta (AES)
António Mendes (NEUA)
João Paulo Janela (AES)
José Silva (ARCM)
Jojó (AES)
Luis Sobral (AES)
Margarida Jalles (AES)
Mário Matos (AES)
Membro 007 (GIET,NALGA,NEUA)
Miguel Lopes (NEUA)
Paulo Almeida (AES,NALGA)
Paulo Alexandre (NALGA)
Paulo Rodrigues (AES,NALGA)
Pedro Pinto (CEAE)
Pedro Robalo (AES,NALGA)
Rui Andrade (NEUA)
Rui Francisco (CEAE)
Rui Pinheiro (NEUA)

Anúncios

~ por paulor2005 em 21 / 10 / 2008.

Uma resposta to “Contenda 2008”

  1. Adeus e até para o ano!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: