Noite Europeia dos Investigadores 2008


Segredos da Ciência @ Noite do Saber é o mote para Noite Europeia dos Investigadores 2008 que terá lugar no dia 26 de Setembro. Durante esta noite de sexta-feira, crianças e jovens dos 5 aos 17 anos vão poder explorar o Jardim Botânico Tropical e descobrir, através de 10 diferentes ateliers construídos por investigadores de várias áreas científicas, os segredos da ciência feita em prol do desenvolvimento.

Cada criança pode inscrever-se no máximo em dois ateliers e deve vir bem preparado para uma noite de descoberta trazendo uma lanterna, um agasalho e um lanche (água, barrita de cereais e chocolate).

Esta noite de conhecimento e diversão é organizada pelo IICT desde 2005 e este ano conta com os patrocínios da Nicola, Jói, Luso, Sumol e Parmalat. Outra novidade deste ano é a participação do Instituto Nacional de Recursos Biológicos (INRB) com um atelier.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas:

– Por telefone das 9h às 18h para o número 21 361 63 40

– Por e-mail, enviando o nome da criança, idade, nome do acompanhante adulto, número de telefone e atelier/es em que se inscreve para sconsciencia@iict.pt; catarina.rebelo@iict.pt ou joanaforte@iict.pt.
* Inscrição prévia por telefone:

(Nº limitado de participantes. Cada criança pode inscrever-se em duas actividades)

Ateliers:

Vulcões os construtores da terra. Ilha do Fogo – Cabo Verde
Fernando Lagos Costa/ GEO-DES

À Lupa: o pequeno se faz grande

Isabel Moura; Maria Cristina Costa; Rui Figueira; Margarida Pinheiro; Eurico Martins e Luís Catarino/JBT

Descobrir o maravilhoso mundo dos insectos

Susana Consciência/K

Vamos aprender sobre os solos

Madalena Fonseca/DCN e Inês Pinto/K

Dinheiro Antigo na África Central Sudoeste ao longo dos tempos

Conceição Rodrigues e Ana Martins/K

A Ciência somos nós
Ana Fortunato/ECO-BIO

No caminho das plantas medicinais: um percurso, um herbário, uma exposição

Ana Cristina Roque, Ana Godinho, Lívia Ferrão, Eurico Martins, Maria Adélia Diniz, Maria João Soares, Maria Manuel Torrão e Paula Cardoso/CPLG/K/JBT

As plantas “lutam” com os herbicidas?

Isabel Calha e Cecília Marques/INRB

Cafeeiros doentes com ferrugem

Ana Paula Pereira ; Maria do Céu Silva ; Vítor Várzea ; Leonor Guimarães ; Helena Azinheira ; Pedro Talhinhas e Inês Diniz/CIFC

Vamos espreitar a madeira? Um jogo – Um Prémio

Teresa Quilhó e Fernanda Bessa/FLOR

Exposições:

«As Plantas na Primeira Globalização»

Palácio da Calheta

Integrada na Agenda Cultural da Presidência Portuguesa da União Europeia, e patrocinada pela Fundação Berardo, a exposição do Instituto de Investigação Científica Tropical (IICT) é baseada no livro A Aventura das Plantas e os Descobrimentos Portugueses, do Prof. José Mendes Ferrão.

A Exposição desdobra-se em dois núcleos: um, essencialmente documental, e, outro, constituído por plantas vivas que podem constituir material de estudo para os interessados nestas matérias.

«Um Mundo de Insectos»

Galeria

Integrada na comemoração dos 125 anos de Saber Tropical do IICT, a exposição Um Mundo de Insectos pretende dar a conhecer um grupo zoológico que, embora sendo na actualidade o mais diverso do Mundo, continua a ser uma incógnita para a grande maioria. É este o grupo animal extraordinário que a presente exposição tenciona divulgar: caixas de exibição, sobretudo, contendo material da colecção da Unidade de Zoologia do Instituto de Investigação Científica Tropical, painéis explicativos e objectos de uso comum, representantes de um conjunto de animais mal conhecidos e no entanto fundamental para a manutenção do equilíbrio deste nosso “Mundo de Insectos”.

«O Jardim Botânico Tropical – A Intemporalidade de Um Espaço»

Palácio da Calheta

Esta exposição, que também faz parte do programa de comemorações dos 125 anos do IICT, destina-se a divulgar o vasto património que existe no Jardim Botânico Tropical. Muitos saberes se cruzam neste Jardim. O património que ali podemos encontrar não se esgota na sua biodiversidade; a estatuária, os edifícios – de que destacamos o Palácio dos Condes da Calheta – e as colecções museológicas, representam testemunhos insubstituíveis da sua história e tornam este espaço da zona ribeirinha um local único na cidade de Lisboa.

As fotografias expostas, da autoria de Júlio Marques, Luís Pedrosa, Mário Santos e Orlando Duque, são o resultado do desafio lançado pelo Jardim a todos aqueles que vêem a fotografia como meio privilegiado de registo da realidade. Contamos que estas expressivas imagens, dos detalhes às panorâmicas, suscitem a vontade da descoberta dos ambientes do Jardim Botânico Tropical.

Fonte: IICT

Advertisements

~ por Membro suspenso em 12 / 09 / 2008.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

 
%d bloggers like this: