Expedição ao Algar dos Alecrineiros (Sul)


M. Costa

Boca do Algar Foto: M.Costa

O Blog do NALGA voltou de novo as grandes grutas verticais, desta vez ao novo ou antigo Algar dos Alecrineiros (Sul). Este algar talvez fosse conhecido, no entanto será uma história para contar mais tarde. Mas com a profundidade que foi desvendada pelos nossos colegas franceses da SSAC, com certeza que foi a primeira vez que foi explorado.
Estiveram presentes nesta expedição três associações: AES,NEALC e NEUA.
Ficam as primeiras fotos desta trabalhosa cavidade que tanta curiosidade tem despertado na comunidade espeleológica Nacional, uma coisa vos posso garantir, esta cavidade respira e sente-se o seu respirar ao longo da descida.

P. Robalo

P50 Foto:P.Robalo

Não chegamos ao fundo (ficamos nos humildes -150m) nem era esse o nosso objectivo, mas numa próxima expedição alcançaremos os -220m com toda a certeza. Esta cavidade necessita de ser seriamente explorada, pois até á data mais nenhuma tinha atingido semelhante desnível, sabendo-se que naquela zona o potencial espeleológico poderá atingir os -300m ou mais. Todos sabemos que a grande descoberta, ainda está por fazer, e essa descoberta é ter acesso aos colectores que drenam todo aquele planalto. Foram doze horas de pleno gozo espeleo, salvaguardando as diferenças houve comentários com semelhanças a grutas da Cantábria.

M.Costa

Pormenor macro(-107m) Foto: M.Costa

Além do reconhecimento da cavidade foi executada uma poligonal topográfica até aos -110m. Pretendeu ser esta expedição o embrião do auto intitulado “Grupo de S.Bento” (ideia do Sérgio Medeiros), trabalho nesta zona não falta, só é imprescindível a divulgação, publicação dos resultados e a cooperação entre todos os grupos que queiram trabalhar na zona.

Robalo

Cabeceira do P50(-115m) Foto:P.Robalo

Neste mesmo dia e em simultâneo outra equipa da AES e do NEUA atacavam outra importante gruta do MCE, mas esse relato fica para outro post, quando terminados os trabalhos.
Não quero terminar sem um agradecimento muito especial ao SSAC (França) na pessoa de Rémy Soulier, pois as dicas fornecidas e a perfeita ficha de equipagem da cavidade foram essenciais no êxito da expedição, um grande bem-haja.

(Este artigo tem os comentários temporariamente suspensos.)

P.Robalo

Acesso ao P23(-40m) Foto:P.Robalo

P.Robalo

Saída do algar Foto:P.Robalo

A equipe espeleo

A equipe espeleo

Anúncios

~ por Membro suspenso em 22 / 07 / 2008.

 
%d bloggers like this: